sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Alertas ligados, Primeiros sinais de venda



Bom pessoal, nada mais justo do que iniciar o comentário de hoje com o personagem do dia.


"Pegadinha do Malandro" foi o que o mercado Brasileiro acabou aprontando ao não revelar com a mesma clareza os mesmos sinais de hesitação que o resto dos mercados globais estavam apresentando.



Mercados Mundiais:


Dow Jones:




















O índice Dow Jones perdeu a sua segunda média de referência de curto prazo: a MM25.

É possível notar também que fora perdido o fundo anterior deixado nos 9630 pontos, o que configurou técnicamente a tendência de baixa para o DJI na periodicidade diária.

 O volume continua acima dá média e ascendente, com o macd demosntrando força na direção do movimento e as duas médias de curto prazo, agora apontam, ambas para baixo.


Todos estes sinais dão grande consistência aos últimos movimentos realizados pelo mercado Norte-Americano.

Apesar do cenário negativo formado, o índice conseguiu se manter acima de uma LTA, que caso perdida, permitirá o teste na base do canal de baixa que pode ser visto na primeira figura em azul claro.

Numa eventual perda destes suportes imediatos, o índice estaria livre para um novo período de realizações mais fortes.


DAX (Alemanha) :  



















Conforme vinhamos comentando, após testar inúmeras vezes o topo do box e mostrar hesitação, iniciou um movimento na direção oposta e hoje, além de confirmar a perda MM9, a bolsa alemã indicou a intenção de romper o box para baixo com um candle consistente de baixa e com um grande volume.

Este rompimento também a deixaria formar um pivô de baixa e configurar a reversão da tendêcia anterior.

Temos um suporte na LTA e o outro suporte me parece ser apenas na MM200, portanto, para evitar quedas mais fortes, é fundamental que o índice não perca os 5500 pontos.


Shanghai (China) :



















Conforme mencionado ontem, a bolsa da china estava prestes a executar um pequeno repique de curtíssimo prazo para aliviar os indicadores sobrevendidos e acabou assim fazendo.

A respirada de hoje, pode ter aberto espaço para novas quedas e para a perda do fundo antigo que causaria a confirmação de um horrendo pivô de baixa.


Petróleo:



















Conforme também era esperado, o petróleo parou na MM25 desenhando um candle de reversão (Doji) emcima da linha vermelha.

A tendência segue de baixa.


Mercado Brasileiro:

Bovespa:



Ainda desgrudada da maioria dos mercados globais, a bolsa Brasileira segue em tendência de alta, mas confirmou a perda da MM9.

O índice só entraria, tecnicamente em uma tendência de baixa caso houvesse o rompimento da zona dos 60K, que é o seu suporte imediato.

O dia negativo de hoje nos deu alguns sinais que indicaram força neste princípio de correção esboçado.
O volume foi bem acima da media dos últimos dias.
Há um topo duplo formado na linha de resistência do ano.
O candle baixista formado, após uma estrela, quase fechou na mínima.

Estes fatores nos levam a crer e apostar na continuação da correção, mas ainda não temos configurado, como já mencionado anteriormente um disparo de venda.


Petro:


A petrobrás não confirmou o rompimento do topo anterior e acabou recuando a ponto de perder a MM9.
Um topo duplo, assim como no ibov foi desenhado e segue rumo ao teste da MM25.
Temos suporte no Gap deixado no início de Setembro.


Vale:



















 A Vale acabou disparando sinais de venda no macd, mas ainda não rompeu a base do box que a colocaria em tendência de baixa e a deixaria livre para seguir até o suporte deixado no Gap formado no início de Setembro.



É muito provável que haja um repique de alta amanhã durante o pregão na bolsa Brasileira para aliviar o estado de sobrevenda no intraday, mas acreditamos que a correção se prolongará no decorrer do dia de amanhã.

Nenhum comentário: