segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Estaria Mantega EVITANDO o crescimento da bolha ou ESTORANDO-A?

Mantega anuncia taxação de 2% sobre capital estrangeiro na bolsa e em renda fixa
Por: Julia Ramos Moreira Leite

19/10/09 - 19h26
InfoMoney
SÃO PAULO - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta segunda-feira (19) a taxação de 2% do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) sobre o capital estrangeiro em aplicações em renda fixa e ações. Segundo Mantega, a tributação passa a valer nesta terça-feira (20).

"Há um excesso de aplicações de estrangeiros e nós não queremos ver uma bolha se formando na bolsa", afirmou Mantega, em entrevista coletiva no prédio da Caixa Econômica Federal, em São Paulo. Segundo o ministro, que ressaltou a forte atratividade do mercado brasileiro no cenário global, cerca de US$ 20 bilhões entraram no País para investimentos em ações no ano, até o início de outubro.
Outra meta do governo é reduzir a valorização do real. "A bolsa brasileira foi a que mais subiu, em dólares, no mundo e o real foi uma das moedas que mais se valorizaram", disse o ministro, que afirmou ainda que o investimento direto não será taxado.
"Nenhuma previsão de taxação"

Vale lembrar que, na última sexta-feira (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o governo brasileiro não estudava retomar a cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) na entrada de dólares.
"Estou há três dias viajando. Vou voltar no final de semana e não tem nenhuma previsão de fazer qualquer taxação em lugar nenhum", disse Lula.
 
Fonte: Infomoney
 
O Fato é que, embora seja uma medida relativamente tardia, a atitude tomada pelo governo brasileiro é no mínimo responsável.
Se esta medida servir como o estopim para o desmanche da bolha especulativa que vinha sendo formada gerando um novo crash ou não, ela deve ser, de qualquer forma, parabenizada.

A farra que os gringos vinham fazendo por aqui já atingia patamares perigosíssimos. Mesmo assim, é
difícil saber se o IOF de 2% será suficiente para amenizar a pressão dos dólares que têm aportado por aqui com crescente avidez e equilibrar o mercado de divisas na economia brasileira. Há quem diga que a medida foi um começo a um tempo necessário e prudente e que outras medidas estão por vir.

2 comentários:

CORRADI disse...

É assim fica mesmo dificil.
Se não tem GRINGOS falam que a BOLSA não se sustenta.. quando eles vem querem afugentálos, tendo como consequência sua queda.

E isso não é bom.. pois nossa BOLSA vem de uma rápida recuperação E GRAÇAS A ELES.


SE É EXPECULAÇAO OU NÃO, ISSO É A O QUE MOVE NOSSO MERCADO!!! EXPECULAÇAO. JÁ TAXARAM A POUPANÇA... PARA OS QUERIAM SOBRA E AQUA FRESCA!!!

Querem jogar água no choop durante a festa. Eles tem que entender que BOLSA =RENDA VARIÁVEL E SENDO ASSIM SOMENTE QUEM TEM ESTRURUA EMOCIONAL QUE DELA TIRE O PPROVEITO.

Agora vir a taxar os GRINGO algo IRRACIONAL ASSIM COMO FALARAM DA "MAROLINHA" durante o "CRASH "

A equipe econômica de Sr "bula" com sr "manteiga" deveriam repensar nas consequências do que vem fazendo; arrumar outras formas estimular as aplicaçoes pois elas que sustentam favoravelmente a economia ,trazendo mais capital estrangeiro para o país. Nâo era isso que queriam antes???


É a famosa PEDRA NO SAPATO. SE CORRER O BICHO PEGA SE FICAR O BICHO COME. SSIM NÃO DÁ MAIS.

Sara Salvato disse...

Uma dica. O seu blog e bacana, mas teria como vc trocar o fundo preto por branco e a letra para preto. Incomoda os olhos essa conficuracao.
E so uma sugestao.
Obrigado.