domingo, 4 de outubro de 2009

Bovespa diverge dos demais mercados

Mercados Mundiais:

Dow Jones:



















O índice Americano caiu por mais um dia e encontrou o seu suporte na LTA do seu canal de alta, mas
acabou confirmando a perda do canal secundário de alta de curto prazo.

As médias indicam um viés baixista e apesar da maioria dos indicadores estarem se encaminhando para o estado de sobre venda, ainda há espaço até que toquemos a banda inferior de bollinger.

A perda da LTA complicaria ainda mais o cenário do mercado Norte-Americano, que teria como próximo suporte a média exponencial de 200 períodos.


DAX (Alemanha):


 
















A bolsa de Frankfurt acabou confirmando o rompimento do fundo anterior e, por consequência, confirmando a reversão da tendência de alta.
O alerta vermelho foi ligado e  caso confirme, também, a perda da LTA, teria como suporte a região dos 5300 pontos.


Petróleo:



















Conforme vinhamos esperando, o petróleo encontrou oferta ao tocar a MM25, mas agora se mantém acima da MM9.
Caso perca a referida média, deverá continuar seu movimento de fundos descendentes, dentro de seu canal de baixa, até o próximo suporte.


Mercado Brasileiro:


Bovespa:



















A Bovespa vem fazendo um movimento lateral e estreio entre a zona dos 60 e 62 mil pontos.
Além da LTA, a MM25 reforça o suporte do índice na faixa dos 60 mil pontos, que é a base do box.

O Rompimento, tanto para cima, quanto para baixo deste box poderá causar uma movimentação expressiva na direção na qual ocorrer o rompimento.

Estranhamente, o índice vem se comportanto de forma autônoma e indiferente às movimentações dos principais mercados globais.

Devemos ficar atentos, pois caso haja uma indicação baixista, como, por exemplo, a perda da zona dos 60 mil pontos, o mercado Brasilero deverá corrigir forte, não só porque graficamente estará configurando um pivô de baixa, mas também porque deverá buscar uma maior convergência com as outras bolsas e diminuir a defasagem que vem criando em relação aos demais mercados.

As causas para essa divergência que a Bolsa Brasileira vem criando em relação as demais é muito subjetiva.
Alguns tentam explicar devido à notícias, como por exemplo a do Anúncio das olimpiadas no Rio, outros preferem encontrar explicações no cenário econômico Brasileiro.

Uma boa possibilidade é a de o índice estar fazendo uma correção no tempo. Ou seja, está numa fase de consolidação. Assim, poderiamos ter uma movimentação lateral no decorrer do tempo em que os outros mercados estão corrigindo.
No fim desta correção, o índice seguiria na continuação do movimento anterior.

É importante analisar que tanto uma correção no tempo, quanto uma correção nos preços própriamente ditos é sempre saudável e devem acontecer sempre nos ciclos de mercados.
Uma movimentação aonde índice Brasileiro continuasse seu movimento altista e aumentasse ainda mais a defasagem em relação aos outros índices globais, ao meu ver, além de ilógica e anormal, seria perigosa.

 Nos baseando em análises fundamentalistas e de ciclos de mercado, podemos perceber facilmente que o mercado já encontra-se em patamares considerados caros e não possui sustentação, com os dados atuais da economia, para se distanciar muito do ponto em que estamos.

Portanto, mesmo que continuemos a executar nossos setups na ponta compradora (caso o índice rompa a zona dos 62K pontos), temos que dobrar o cuidado em todas as nossas operações.


No próximo post, Vale e Petro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom seu blog!
Sucesso!